quinta-feira, 23 de abril de 2009

A curva de torque típica para um motor de indução trifásico:

Se usarmos um inversor para ir além da rotação nominal, o torque começa a cair depois dos 100% da rotação (frequência) nominal.
Como a curva de potência de um motor e dada pelo Torque x Rotação, a medida que a rotação aumenta, a potência aumenta também.
Até que atinge a rotação nominal do motor e ai a potência começa a ser quase constante, mesmo com a maior rotação do motor.
Uma curva de resposta bem interessante para um motor.

Com o uso de inversor, devido ao controle de U/F (ou V/F), ao se controlar a tensão e a freqüência, a curva do motor, pode ser deslocada com um torque menor na partida e limitação de sobre tensão.

Existe porém algum inconveniente do ponto de vista da elétrica em se deixar a tensão nominal na máxima e controlar apenas a freqüência?

Assim o gráfico da potência deveria ficar semelhante a linha verde do gráfico acima onde depois da rotação nominal a potência permaneceria quase constante com o aumento da rotação.


T-R.jpg
8K Download

V-F.jpg
20K Download

Depois da rotação nominal, é possível aumentar a frequência sem
risco de sobre-corrente desde que sempre seja controlado o escorregamento.
Olha a curva Toque/Potência do Tesla Roadster em anexo.

V-F.jpg
20K Download

T-R.jpg
8K Download

torquegraph_v2.gif.jpg
178K Download


Resumo bem didático:
www.dca.fee.unicamp.br/~rangel/controle/home-page/*inversor*2.doc

Nenhum comentário: