A conversão de veículos de motor a combustão interna para tração elétrica é uma atividade que, além de contribuir para a conservação do meio ambiente, é bastante promissora no Brasil. Veículos elétricos são muito mais eficientes e limpos que os veículos convencionais, eles caracterizam-se pela alta eficiência energética e pelo baixo ou nulo nível de emissões de poluentes e ruídos.
As questões climáticas, atmosféricas e de poluição ambiental têm recentemente aumentado o interesse mundial sobre o uso final da energia. Veículos com tração elétrica oferecem oportunidade de redução das emissões nos âmbitos local, regional e global. O atual mix de fontes de energia que caracteriza a matriz energética brasileira favorece a opção por esta tecnologia. A conversão de veículos convencionais para elétricos é uma forma de reduzir emissões e utilizar energia de forma expressivamente mais eficiente. Todavia, há dificuldade para realização destas conversões empregando componentes do mercado nacional, uma vez que, no Brasil, a produção de dispositivos ou equipamentos sofisticados ainda é incipiente quando se compara à produção em outros países, uma vez que a legislação automotiva atual não contempla os benefícios da tecnologia veicular elétrica.
Outro aspecto é referente ao correto dimensionamento dos componentes para conversão com a inclusão de fatores como o peso e tamanho do veículo, o torque de partida, transmissão e potência, entre outros. Este é o foco da Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, "Metodologia para conversão de veículos equipados com motores a combustão interna para tração elétrica: aplicação de motor síncrono de ímã permanente com fluxo magnético radial a um furgão", desenvolvida pelo Eng. Washington da Costa, sob orientação do Prof. Luiz Artur Pecorelli Peres. Nesta Dissertação, defendida no dia 10 do mês passado, é descrita a análise de desempenho de veículos elétricos, os componentes utilizados, as equações mecânicas e os critérios para escolha do veículo ideal para conversão com base nas ferramentas matemáticas e a prática corrente. Constitui uma contribuição para converter veículos para tração elétrica visto que sistematiza as etapas de projeto com as quais outros poderão seguir, utilizando componentes encontrados no mercado nacional. É apresentada a execução de um projeto prático de conversão de uma Kombi para tração elétrica, cujo objetivo tem caráter educativo. O trabalho de conversão realizado constitui um experimento no qual foi possível a identificação de dificuldades neste tipo de projeto, inclusive no que tange ao licenciamento de veículos convertidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário