quinta-feira, 23 de abril de 2009

PROJETOS

Saveiro elétrica

Saveiro elétrica a bateria
Criada na própria WEG e usada internamente como um meio de transporte confiável, não poluente e de baixo custo por quilômetro rodado, a Saveiro Elétrica atinge velocidade máxima de 126Km/h e roda em média 500Km por mês somente dentro do parque fabril da empresa. Usado para o transporte de pequenas cargas entre as duas plantas da WEG Automação dentro do parque fabril, o carro é equipado com 53 baterias de Ion-Lithium (similares às utilizadas em celulares modernos) que alimentam um inversor (CFW-09 modificado) e um motor de indução trifásico de 220V e 20cv. Este, então, converte energia elétrica em mecânica transmitindo tração para as rodas do veículo através da caixa de marchas. Quando em frenagem, o conjunto age como um gerador e recarrega as baterias, recuperando assim energia. Todo controle de supervisão do veículo é feito através de uma placa PLC embutida no inversor.

Kombi elétrica

Em parceria com a Saturnia, com o Núcleo de Tecnologia Automobilística do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e com o Grupo de Estudos de Veículos Elétricos (Gruve) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a WEG leva também para o seu estande o projeto de conversão de uma Kombi para tração elétrica à bateria. Controlado por um inversor de freqüência, o motor de ímãs permanentes que vai equipar o veículo fará a Kombi atingir a velocidade máxima de 80km/h. Esta é a primeira vez que um PM Motor é utilizado na conversão de um veículo no Brasil. Alem do motor, a WEG entra no projeto com o inversor, a pintura da Kombi e o suporte técnico para a adequação dos componentes.

Os participantes do VE 2007 tiveram a chance única de participar do processo de definição da pintura da Kombi: uma votação exclusiva elegeu o projeto de pintura vencedor. Kombi elétrica - opções de pintura

Um comentário:

Diego disse...

http://picasaweb.google.com/buenalexandre/PickupConversion#