O trabalho conclui pela necessidade de ampliar a demanda por nacionalização de tecnologia que tornaria projetos de conversão uma realidade comercialmente viável. O autor também aponta para a necessidade de políticas publicas para o incentivo da tecnologia veicular elétrica no Brasil, bem como de incentivos fiscais para os veículos elétricos, especialmente, com relação às seguintes operações:
- produção de veículos e comercialização;
- fabricação de dispositivos e componentes para veículos elétricos;
- importação de equipamentos e máquinas para o desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil;
- uso de energia elétrica para recarga de veículos elétricos; e
- nacionalização de tecnologia para equipamentos e máquinas com objetivo de desenvolvimento de veículos elétricos no Brasil.
Recomenda ainda a elaboração de estudos e pesquisas voltados especificamente para:
- o desenvolvimento de motores a serem aplicados em veículos elétricos observando características específicas como, peso, volume, torque, velocidade inicial e velocidade final;
- o desenvolvimento no Brasil de baterias avançadas;
- a atualização da legislação brasileira visando o estabelecimento de políticas públicas que contemplem os veículos elétricos;
- o estabelecimento de normas técnicas para veículos elétricos; e
- a utilização da Kombi, ou veículo elétrico similar para transporte de alunos, professores e servidores fazendo o circuito UERJ (Maracanã), UERJ (São Cristóvão), CEFET-RJ (Maria da Graça), UERJ (Maracanã), fortalecendo a aproximação institucional e multidisciplinar entre as equipes destas instituições.
A Kombi convertida poderá ser utilizada como uma plataforma de testes de componentes e novos dispositivos desenvolvidos. Washington recomenda, por isso, a continuidade do trabalho através do Grupo de Estudos de Veículos Elétricos da Faculdade de Engenharia da UERJ e do Núcleo de Tecnologia Automobilística NTA do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca CEFET / RJ.
O projeto de conversão da Kombi para veículo elétrico a bateria é uma realização do CEFET-RJ / UERJ, com patrocínio da WEG e da Saturnia e apoio institucional da ABVE
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