quinta-feira, 23 de abril de 2009

Lançamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular

Consumidor terá mais informação para decidir sobre a compra de um carro para atender suas necessidades
09/11/08

Os carros novos vendidos no Brasil a partir de abril de 2009 terão uma etiqueta com informação sobre os níveis de consumo de combustível de cada veículo. A etiqueta faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, criado para apoiar o consumidor na hora de comprar um carro novo. O consumidor poderá decidir com mais informação entre a compra de um "beberrão" de combustível ou de um "mais eficiente", econômico e "respeitador do meio ambiente" para atender suas necessidades.

O programa é regulamentado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com a participação do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), Petrobras, Ministério de Minas e Energia (MME), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb) e conta com apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e da Associação Brasileira de Empresas Importadoras de Veículos Automotivos (Abeiva).

A etiqueta

Os consumidores brasileiros poderão incluir em suas avaliaçôes na escolha dos veículos que irão adquirir a economia de combustível. A avaliação comparativa poderá ser feita mesmo entre combustíveis com características diferentes. Inicialmente, o programa vai abranger apenas os veículos leves movidos a gasolina, álcool e gás natural. Os veículos movidos a diesel, os pesados e as motocicletas, por enquanto, ficaram de fora da classificação, mas uma futura implantação da etiquetagem para esta frota não está descartada.

A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que será afixada voluntariamente pelos fabricantes e importadores nos automóveis, apresentará os desempenhos com gasolina, etanol e GNV, tanto na estrada como em âmbito urbano. Conterá informações sobre a categoria de veículo, versão, motor e transmissão. Flechas coloridas apontarão a categoria de consumo do veículo, de A até E. A letra A representa os veículos de maior economia e a letra E os que consomem mais combustível.

Etiqueta Nacional de Conservação de Energia
Os veículos de passageiros serão classificados em categorias conforme a área projetada do veículo no solo: subcompacto (até 6,5m2); compacto (de 6,5m2 até 7m2); médio (de 7m2 até 8m2); grande (acima de 8m2).

Os veículos especiais serão classificados em quatro categorias que atendem critérios específicos, predefinidos em normas: comercial leve, carga leve, fora de estrada e esportivo. Os veículos de cada categoria serão classificados em cinco faixas, de acordo com o consumo: de “A” (menor consumo energético) a “E” (maior consumo energético). O consumo será medido em MJ/km (Mega Joule por quilômetro), sendo que MJ é a unidade de energia obtida a partir do volume de combustível consumido (em litros), de gasolina, álcool ou GNV (metros cúbicos – m3), de acordo com seu poder calorífico e sua densidade. Esta medida foi adotada para permitir a comparação de veículos com combustíveis diferentes ou multicombustíveis. A comparação é feita pela média aritmética dos consumos de cada combustível e média ponderada dos valores de consumo em ciclos de condução padrão urbano e rodoviário. As etiquetas vão trazer os valores de referência de quilometragem por litro (km/l), com gasolina, álcool ou GNV (km/m3), na cidade e na estrada.

Os testes serão realizados em laboratório, conforme norma ABNT NBR 7024, com ciclos de condução e combustíveis padrão. Os carros serão submetidos a situações muito próximas às condições reais de uso do veículo na estrada e na cidade. As medições serão realizadas em laboratórios acreditados pelo Inmetro, podendo ser do próprio fabricante ou independentes.

O Guia

As informações constarão da etiqueta, que será afixada nos veículos, nos manuais do proprietário, em lojas revendedoras e nos sites do Inmetro e do Conpet. Cada empresa participante terá de etiquetar pelo menos 50% de sua frota - mas todos os veículos passarão pelos testes, afirmam representantes do Inmetro. Aqueles que não tiverem o selo, mas fizerem parte do programa por suas montadoras, terão seus dados de consumo divulgados pelo instituto.

O Inmetro publicará todo ano um Guia com todos os consumos nas oito categorias (quatro de automóveis de passageiros separados por tamanho: subcompacto, compacto, médio e grande; e quatro de veículos para uso específico: esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de veículo de passageiros).

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) e o Departamento de Energia (DOE) americanos publicam anualmente o Guia de Economia de Combustível. Os híbridos Prius da Toyota e o Civic da Honda lideram o ranking de economia em combustível no Guia 2009, cuja lista dos modelos 2009 é encabeçada por seis elétricos híbridos.

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