A partir de uma parceria entre o Núcleo de Tecnologia Automobilística do CEFET/RJ - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – unidade Maria da Graça e o Grupo de Estudos de Veículos Elétricos - GRUVE da Faculdade de Engenharia da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro está sendo desenvolvido um projeto de conversão de uma Kombi, modelo 82, de combustão interna para tração elétrica à bateria.
Para realizar a conversão, serão trocados alguns componentes do veículo. O motor, que anteriormente era a combustão interna, será um motor elétrico e o tanque de gasolina será trocado pelo banco de bateria.
Além disso, haverá um controle de inversor para controlar a velocidade. A velocidade máxima em pista horizontal não deverá ultrapassar a 80 km/h e será alcançada partindo do estado de repouso de forma suave, considerando de 0 a 50 km/h em 14s. A velocidade cruzeiro esperada é de 50 km/hora. Os detalhes sobre a bateria ainda não foram definidos, mas a previsão é de que, a cada recarga, ela garanta ao veículo uma autonomia de 70km.
“Até onde tenho conhecimento, esta é a primeira vez que se realiza uma conversão de veículo convencional utilizando motor elétrico de corrente alternada. O mais comum é ser feito com motor de corrente contínua”, afirmou Luiz Artur Pecorelli Peres, professor da UERJ.
Dentre os patrocinadores do projeto está a WEG Equipamentos Elétricos S. A., a maior fabricante de motores elétricos da América Latina e uma das mais importantes do mundo, que fornecerá o motor elétrico, o inversor, a pintura da Kombi e o suporte técnico para a adequação dos componentes. Outra empresa patrocinadora é a Saturnia Sistemas de Energia LTDA, que ofereceu as baterias para o veículo elétrico. O projeto conta ainda com o apoio da ABVE, que inclui a divulgação e busca de patrocínio.
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